Ator
[05 / 10 / 1935 <==> 12 / 08 / 2021]
Tarcisio Pereira de Magalhães Sobrinho, mais conhecido como Tarcisio Meira, foi um famoso ator brasileiro, sendo lembrado como um dos maiores atores e galãs de sua geração, marcando sua presença através de diversos personagens no cinema, teatro e televisão, principalmente em novelas.
Tarcísio Meira nasceu na cidade de São Paulo - SP, filho de Raúl Pompéia Pereira de Magalhães e de Maria do Rosário Meira, descende, por seu pai, da aristocracia rural sul-mineira, havendo sido seu trisavô paterno o tenente-coronel Antônio Joaquim Pereira de Magalhães, e por essa linhagem tem parentesco (por consanguinidade ou afinidade) com o protomártir da Inconfidência Mineira, o Tiradentes, com o cientista Vital Brazil e com o empresário Oscar Americano, isso de acordo com o livro "Vital Brazil Mineiro da Campanha, uma genealogia brasileira", de autoria de Lael Vital Brazil.
Através de sua mãe, pertence a tradicionais troncos paulistas, tais como os Arrudas Botelhos, os Paes Lemes, os Cerqueiras Cesares e os Penteados, conforme relata Silva Leme em sua "Genealogia Paulistana", nos livros 2, 3 e 4.
Tarcísio Meira contou como surgiu seu nome artístico, com 13 letras, assim como o de Glória Menezes, com quem foi casado por 59 anos.
"O Meira surgiu por parte de mãe, ela era Gonçalves Meira, uma família paulista.
Então adotei o Meira por razões óbvias, Magalhães era muito complicado.
Por coincidência tinha 13 letras, e os atores do meu tempo se preocupavam com isso.
Muitos atores tinham 13 letras no nome", explicou Tarcísio.
Tarcísio Meira iniciou sua carreira artística, em 1957, atuando na peça “Chá e Simpatia” e no mesmo ano atuou em “Quando as Paredes Falam”.
Em 1959, foi convidado pelo ator Sérgio Cardoso para atuar em "Soldado Tamaka", quando interpretou um oficial do Exército japonês.
Em 1959, Tarcísio estreou na TV, no teleteatro da TV Tupi, em “Noites Brancas”.
Em 1961 atuou, pela primeira vez, ao lado de Glória Meneses em “Uma Pires Camargo”, escrita por Geraldo Vietri, sendo que o casal iniciou um romance e no ano seguinte já estavam casados.
Tarcísio Meira foi o galã da primeira telenovela diária da televisão brasileira, 2-5499 Ocupado (1963), na Excelsior, ao lado da já mulher na vida real, Glória Menezes.
Protagonizou ainda mais sete telenovelas na mesma emissora até se transferir com Glória para a TV Globo, onde estrearam em Sangue e Areia.
A partir daí, Tarcísio se tornou uma das presenças mais constantes da teledramaturgia brasileira e tinha mais de cinquenta trabalhos entre telenovelas, minisséries e seriados de televisão.
Também no cinema, Tarcísio Meira se tornou um dos principais atores, principalmente nos anos 1970 e 1980.
O primeiro filme em que atuou foi Casinha Pequenina (1963), ao lado de Mazzaropi; entre seus maiores sucessos estão Máscara da Traição, As Confissões de Frei Abóbora, Independência ou Morte, Missão: Matar, O Marginal, República dos Assassinos, Eu Te Amo e Não se Preocupe, nada Vai Dar Certo!.
Entre suas mais importantes interpretações no meio, encontram-se A Idade da Terra, de Glauber Rocha, e Eu, de Walter Hugo Khouri. Recebeu o prêmio APCA de melhor ator, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte por sua atuação na minissérie A Muralha (2000), produzida pela TV Globo.
Curiosidades sobre a vida de Tarcisio Meira:
Desde 1962 foi casado com a atriz Glória Menezes, com quem teve seu único filho, o também ator Tarcísio Filho.
O artista também era padrasto de João Paulo e Maria Amélia, filhos que sua esposa teve no primeiro casamento.
Tarcísio e Glória são reconhecidos por possuírem um dos casamentos mais sólidos do meio artístico, tendo atuado juntos várias vezes na televisão, como em Irmãos Coragem, Guerra dos Sexos, Torre de Babel, e A Favorita, além do seriado Tarcísio & Glória, produzido especialmente em homenagem ao casal.
Tarcísio e Glória tiveram seus contratos encerrados com a Rede Globo em 11 de setembro 2020, depois de 52 anos na emissora, e se aposentaram.
O último trabalho de Tarcísio na emissora havia sido na novela Orgulho e Paixão, em 2018.
Após a aposentadoria, o casal passou a morar em uma fazenda de criação de gado e plantações em Porto Feliz, no interior de São Paulo.
O casal já estava vivendo na propriedade durante a quarentena por conta da pandemia de COVID-19, sendo que em 16 de março de 2021 receberam a segunda dose da vacina contra a COVID-19 em Porto Feliz.
A primeira dose havia sido aplicada em 16 de fevereiro, também no município.
Morte:
Em 6 de agosto de 2021 o casal foi internado no hospital Albert Einstein em São Paulo, após confirmação do diagnóstico de COVID-19.
Segundo boletim do hospital, divulgado no dia 10 de agosto, o ator encontrava-se internado na UTI, contando com apoio de ventilação mecânica invasiva e diálise contínua.
Em 12 de agosto, seis dias depois da internação, Tarcísio Meira morreu vítima da COVID-19, aos 85 anos, sendo que Glória Menezes recebeu alta quatro dias depois, já sabendo da morte do marido.
O ator foi velado e cremado em uma cerimônia privada no cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra.
Pouco antes de morrer, Tarcísio pediu para que suas cinzas fossem jogadas na fazenda de propriedade do casal em na cidade de Porto Feliz - SP.
Sepultamento:
O corpo de Tarcisio Meira foi velado no cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra - SP.
A cerimônia foi reservada a familiares e amigos e o corpo de Tarcísio Meira foi cremado, sendo suas cinzas entregues à sua família e posteriormente espalhadas na fazenda de sua propriedade na cidade de Porto Feliz - SP.
_____________________________________________________________
Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
_____________________________________________________________
|
Tarcisio Meira
Tarcisio Meira e seu filho Tarcísio Filho
Tarcisio Meira com o filho Tarcísio Filho e Glória Menezes
Tarcisio Meira e Glória Menezes
Trabalhos:
Tarcisio Meira
|